Centro Rua 1º de Março Esplanada Castelo Praça XV de Novembro Largo da Carioca Praça da República Av. Presidente Vargas Largo de S. Francisco
Avenida Rio Branco Praça Mauá Praça Marechal Âncora Lapa Santa Teresa Avenida Chile Praça Tiradentes

CENTRO - SANTA TERESA



O Bairro de Santa Teresa

No século XVIII, o abastecimento da cidade passou a ser feito por meio da água que vinha do Rio Carioca, no Morro do Desterro, pelo primeiro Aqueduto da Cidade, que ia até o Morro de Santo Antonio. Em 1896 os Arcos da Carioca passaram a ser viaduto e nele passou a trafegar o bondinho que fazia o trajeto Centro a Santa Teresa, hoje várias linhas de ônibus vão a Santa Teresa, mas o bondinho continua a funcionar, como um patrimônio que deve ser preservado, as depois de um acidente o tráfego de bondinhos está temporariamente suspenso.

O Governador Gomes Freire de Andrade construiu no Morro, em terreno de sua propriedade, o Convento de Santa Teresa e o doou às freiras, suas protegidas. O projeto do Convento foi de José Fernando Pinto Alpoim. O Convento fez com que fosse mudado o nome do Morro que passou a chamar-se de Morro de Santa Teresa.

Santa Teresa sempre foi um local habitado por pessoas que queriam fugir do calor da cidade e de sua agitação. Hoje o Bairro abriga artistas e intelectuais e tem muitas lojas e galerias de arte e antiguidades além de ser local de freqüentes eventos culturais. No Bairro fica situado o Museu da Chácara do Céu, que pertence à Fundação Castro Maia e tem também o Parque das Ruínas, local de encontros e espetáculos.



Vista tirada do Bairro da Lapa, tendo o Convento
de Santa Teresa em segundo plano.


Vista do Convento de Santa Teresa.


Bondinho que atravessa os Arcos e que liga o centro a
Santa Teresa.


Vista de uma das muitas ladeiras existentes no Bairro de
Santa Teresa.


Vista geral de Santa Teresa.


Castelo Valentim, prédio de inspiração medieval que mostra a
criatividade da arquitetura carioca.


Prédio da Rua Cândido Mendes.

Prédio da Rua Cândido Mendes.

Vista da Rua Cândido Mendes.

Ladeira do Durão.

Casa das Ruínas


Ainda durante o Império, foi construído em Santa Teresa um
chalé para o Ministro Joaquim Murtinho. A sobrinha e herdeira do
Ministro, Laurinda Santos Lobo reformou a casa nos anos de 1930,
dando-lhe um aspecto Neocolonial. Após a sua morte, em 1946,
a casa foi abandonada e acabou em ruínas.,

Em 1994, as paredes remanescentes foram transformadas
no Parque das Ruínas, cujo interior permite conhecer detalhes
da construção do final do século XIX e início do XX, deixados à
mostra didaticamente pelo arquiteto Ernani Freire, autor da obra.






Museu da Chácara do Céu

A casa que abriga o Museu da Chácara do Céu é conhecida desde 1876 como Chácara do Céu, foi uma das residências de Raymundo Ottoni de Castro Maya. A residência foi em parte herdada de seu pai e em parte adquirida por ele mesmo e em 1963 passou a abrigar uma Fundação para gerir seus bens. Em 1983, após sua morte, a fundação foi extinta e o espólio, reorganizado sob o nome de Museus Castro Maya que administrava também o Museu do Açude, localizado na Floresta da Tijuca. Hoje ambos são administrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

A construção atual, projetada em 1954 pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza, chama a atenção pela modernidade das soluções arquitetônicas e pelos belos jardins que a rodeiam. Tem uma localização privilegiada pela belíssima vista que se descortina sobre a cidade e a Baía de Guanabara.

O acervo do Museu possui obras de Arte Européia, com pinturas, desenhos e gravuras de Matisse, Modigliani, Degas, Seurat e Miró; Arte Brasileira, com predomínio na produção brasileira moderna, com nomes como Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira e Portinari concentrando o maior acervo público deste artista; Coleção Brasiliana, com mapas antigos, pinturas e outras ilustrações da paisagem e dos tipos humanos no Brasil do século XIX, muitas realizadas por artistas viajantes como Rugendas, Chamberlain e Taunay, sendo destaque os 500 originais de Jean-Baptiste Debret, adquiridos em Paris, de quem foi o mais famoso colecionador. O Museu abiga também uma Biblioteca com cerca de oito mil volumes.






Restaurante Aprasível




O Restaurante Aprasível fica localizado no Morro de Santa Teresa e é um dos restaurantes da cidade que mais atrai turistas, devido
a excelente qualidade de seu atendimento e de seus pratos e também a sua localização previlegiada. As fotos apresentadas são do
restaurante em alguns dos diversos ambientes que ele possui e também algumas vistas das casas de Santa Teresa e redondezas.
A jovem da primeira foto é a Victoria, filha do dono deste site.






Na foto aparece de frente sentado o dono deste site.




Largo dos Guimarães

Vistas do Largo do Guimarães, com a Estação do Trenzinho, prédios residenciais
e comerciais e a Igreja Prebisteriana de São Paulo Apóstolo
.







Praça do Bairro




Retorna à página CENTRO
Retorna ao início da página